Bodega Numanthia – Um dos melhores vinhos da Espanha

Ontem fui ao lançamento dos vinhos da Bodega espanhola Numanthia que foi comprada em 2009 pelo grupo LVMH (Moet Chandon, Veuve Clicquot, Terrazas) e agora chega ao Brasil.

Numanthia fica próxima da pequena aldeia de Valdefinjas, na província de Zamora. A propriedade foi fundada em 1998 pela família Eguren, da região de Rioja. Desde o início, o objetivo de Marcos e Miguel Eguren foi produzir o melhor vinho da região de Toro.

O nome é associado à região de Numancia, conhecida pela resistência sob a invasão dos romanos. Quando atacados por Scipião, em 134 a.C, seus habitantes resistiram heroicamente, preferindo a morte à rendição. Numanciaentãose tornou símbolo de resistência, o que também é uma característica das uvas de Toro, que sobrevivem às extremas condições climáticas locais.

Numanthia

Os vinhedos de Numanthia tem 49 hectares de vinhedos nos municípios de Valdefinjas e Toro, dos quais 20 hectares são de vinhas entre 70 e 100 anos. A única variedade de uva ali produzida é a Tinta de Toro vinda da família Tempranillo, os galhos são grandesmas as uvas são bem pequenas, produzindo uma cor escura.

As vinhas mais antigas são cultivadas a três metros de distância entre si, dando ao vinhedo uma densidade de 1100 videiras por hectare. A baixa densidade é essencial para a sobrevivência em um clima bastante seco sem a necessidade de irrigação. As raízes atingem mais de cinco metros de profundidade para encontrar a umidade necessária e a produção de 2.000 a 3.000 quilogramas por hectare está entre as mais baixas do mundo.

O responsável pelos vinhos é o português Manuel Louzada que por mais de dez anos foi o Diretor de Enologia da Bodegas Chandon (espumantes Chandon, vinhos Terrazas de los Andes e Cheval des Andes) em Mendoza na Argentina.

Numanthia 2009

Os dois vinhos que chegam ao Brasil são o Numanthia elaborado com uvas dos vinhedos de 30 a 50 anos que produzem vinhos com extrema concentração, intensidade e estrutura e com taninos muito bem integrados. Preço médio de R$ 230.

O Termanthia utiliza uvas das videiras com mais de 120 anos localizados a 800 metros de altitude. É um vinho de grande concentração e expressão aromática que revela intensidade, precisão e elegância. Preço médio de R$ 750.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: