Johnnie Walker Explorers Club Collection

Acaba de chegar ao Brasil uma nova linha de produtos da Johnnie Walker. O Johnnie Walker Explorers Club Collection é uma linha com três whiskys de blends inspirados nas viagens feitas por John Walker e seus filhos pelas famosas rotas comerciais do século XVIII.  A primeira série da coleção, conhecida como Trade Routes Series, traz três novos whiskies ao País. Os produtos estarão disponíveis com exclusividade nas lojas Duty Free do Aeroporto Internacional de São Paulo/ Cumbica e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/ Galeão.

Johnnie-Walker_traveller-edition_archive_01

Experiências, sabores e aromas exóticos vindo de diversas culturas inspiraram o Master Blend Alexander Walker, filho de John Walker, a criar estilos diferentes de whiskies com sabores complexos e ricos. Ele conseguiu trazer sabores marcantes da história para blends modernos e intensos do século XXI.

whisky-wanderlust-johnnie-walker-spice-road_1Os três novos whiskys são o Johnnie Walker Explorers Club Collection – The Spice Road que chegou agora e o Gold Route e The Royal Route que chegam no segundo semestre deste ano.

As descobertas nos mercados da Rota das Especiarias, entre a Europa e a Ásia, foram traduzidas para o primeiro lançamento, agora em abril com o Johnnie Walker Explorers Club Collection – The Spice Road. O whisky tem uma  suavidade excepcional e sabor rico pois é envelhecido em barris de carvalho para dar uma finalização mais intensa inspirada pelos mercados de especiarias da Índia. O preço da garrafa no Duty Free é de US $43.

O Johnnie Walker Explorers Club Collection – The Spice Road tem uma cor ambar escura e aroma herba, equilibrado pelo frescor de frutas frescas e cítricas como maçã, kiwi e limão. Na boca é leve e suave com toques de mel, baunilha, especiarias como cravo e gengibre. É amadeirado seguido de uma leve nota defumada, típica dos whiskies da família Johnnie Walker.

A dica de consumo é com um pouco de água para liberar as notas sutis de defumado em um copo baixo de whisky. Pode ser também combinado com ginger ale.

Tags: , ,

49 Respostas to “Johnnie Walker Explorers Club Collection”

  1. nunes Says:

    esse whiskyqual a faixa dele 18anos, 8 , 12

    • cesaradames Says:

      Nunes
      O whisky não tem identificação de idade. Ele é um blend de varios whiskys que podem ter idade de 3 anos (idade minima para receber o nome Scotch Whisky) a 11 anos.

      • Paschoal Says:

        Pq somente até 11 anos? Esse whisky pode ter uma mistura de um whisky mais velho que isso, não?

      • cesaradames Says:

        Paschoal
        Por lei o whisky escoces só pode ter no rótulo Scotch Whisky se for produzido e engarrafado na Escócia com no mínimo 3 anos de envelhecimento. Neste caso a nova linha JW não tem maltes com mais de 12 anos por isso a não colocação de idade no rótulo. Os três blends tem whiskys de várias idades mas a maior quantidade de liquido tem menos de 12 anos. É possivel que tenha whiskys mais velhos mas em proporção menor.
        A lei determina que para a inclusão de idade deve prevalecer sempre a indicação da maior quantidade em volume. Espero ter esclarecido sua dúvida e obrigado pelo comentário.

      • Paschoal Says:

        Sim eu compreendo, mas que fique claro que pode haver sim um whisky com mais de 11 anos nessa mistura, porém em pequena proporção.

      • cesaradames Says:

        Pedro
        Se você ler novamente meu comentário verá que foi exatamente isso o que eu tentei explicar no texto acima.

  2. Guilherme Says:

    Esse blend é muito saboroso e complexo. Extremamente superior ao Black e Double Black. Não recomendaria mistura-lo cm água ou outra bebida, dispensa acompanhamento. Fica excelente cm algumas pedras de gelo! E custa apenas 43 dólares! Melhor impossível.

  3. Paschoal Says:

    Certo!!! E a respeito da inclusão da idade no rotulo, vou dar um exemplo esdrúxulo: um whisky composto por 60% de uma malte 12 anos e 40% de 8 anos. A lei não diz q se deve-se levar no rotulo a idade da menor mistura, em vez da maior quantidade em volume. No caso esse whisky teria taxado na garrafa 8 anos. Ou estou equivocado?
    Obrigado pelo esclarecimento.

  4. cesaradames Says:

    Você levantou um ponto muito interessante. Na teoria se um whisky tem 12 anos no rótulo a maior proporção é de 12 anos podendo ter whiskys de 13,14,15,16 e 17 anos em menor quantidade. Acho pouco provável que um whisky 12 tenha algum malte de 11,10,9 e 8. Não teria lógica. A conta é sempre para frente e nunca para trás. Mas isso é uma interpretação minha. Teria que encontrar a lei e fazer uma leitura detalhada para ver se existe outra possibilidade.

  5. Paschoal Says:

    Legal cara! Muito boa a sua página, vou acompanhar!
    Obrigado pelas questões e desculpe algum desentendimento.

  6. marcel Says:

    Na linha de raciocínio acima, porque o Blue Label não traz sua idade de envelhecimento?

    • cesaradames Says:

      Marcel
      Por que o Blue Label é um blended whisky só que com uma mistura de whiskys muito mais antigos que os utilizados pelo Red e Gold Label Reserve. No caso do Black Label é 12 anos e no Platinum 18 anos.

    • Paschoal Says:

      No Johnnie Blue são usados whiskys muito raros mas também pode haver alguma mistura de um whisky mais novo (em idade) para se chegar aquele sabor único. Como se entende que, se houver a idade descrita no rotulo terá que ser a da mistura mais nova usada no whisky, eles não estão mais descrevendo essa idade no rotulo.

  7. Tiago Dórea Says:

    Estou nesse momento bebendo um Explorers’ The Spice Road. Como não tinha a idade, resolvi pesquisar e encontrei este site. Gostei muito dele. Bem saboroso. Realmente melhor que o Black Label. Parabens pelos esclarecimentos. Tirou as minhas duvidas. Mas fica a pergunta: a Johnnie Walker não vai colocar no mercado um substituto para o Green Label? Era o meu favorito. Vc poderia recomendar um substituto compativel com o Green? Obrigado

    • cesaradames Says:

      Bom dia Tiago
      Peço desculpas pela demora em responder mas estive fora por quase 20 dias sem acesso a algumas ferramentas do blog.
      Com relação a um substituto para o Green fica dificil encontrar algo pois a industria de whisky na Escocia esta focando em Blended Whiksy e Single Malt.
      O Blended Malt Whisky, apesar de ser muito bom é dificil de ser vendido para o mercado como um todo.
      Minha sugestão é você comprar os ultimos Green Label que encontrar perdidos pelo mercado.
      Um abraço
      Cesar

  8. jonatha cerentini Says:

    bom dia, sou novo no blog, e achei muito interessante as explicações, não “bebo” whisky, porem coleciono, ate o momento tenho do “red” até o “george v” e minha ultima compra foi o spice road, gostaria de saber se é possivel encontrar os outros 2 na america do sul, pois até o momento não encontrei o “royal route” para venda no brasil, nem mesmo em dutyfrees. muito bom o blog e vou acompanhar. abraços a todos

  9. Maurício Says:

    Comecei o ano com o pé direito ao conhecer este blog.
    sou apreciador de carteirinha de Whisky, Ganhei hoje, no meu aniversário uma garrafa do Spice Road. Fui pesquisar pra saber a idade e te encontrei. Maravilha. Parabens! Muito elucidativo.

  10. Orlando Cesar Magalhães Says:

    Prezado Cesar Radames, eu sou um apreciador de whisky porém não tenho maestria em conhecer tão profundamente como você. Tenho os meus preferidos, assim como muito das pessoas que deixam recados ou tiram duvidas com você, óbiviamente eu conhecia a linha da família Walker até certo ponto, como o “Red, o Black, o Green, o Blue e o Platinum”. Em uma confratermização realizada entre amigos e irmãos, conheci o Double Black, achei fabuloso, pois é duplamente filtrado, é um “Black”, porém mais suave com um teor muito mais saboroso. Hoje dia 12 de Janeiro de 2014, eu ganhei uma garrafa do (Explorers´ Club Collection) mais precisamente o “The Spice Road”, como li em vários depoimentos aqui feitos, procurei saber quantos anos tinha esse maravilhoso scotch e me foi satisfatória a resposta dada por você, parabéns a você e a todos os demais e um feliz 2014 á todos, com muita paz, saúde, prosperidade e muito whisky.

    • cesaradames Says:

      Prezado Orlando
      Feliz 2014 para você tambêm. Muito obrigado por acompanhar este blog e fico contente que ele seja uma fonte de consulta para você.
      Apenas complementando uma informação o Double Black não é um 12 anos. Se você procurar na garrafa não tem indicação de idade. Isso acaba confundindo 99,99% dos apreciadores que acabam achando que é um Black (12 anos) com um toque defumado.
      Um abraço
      Cesar

      • Cecilio Aguiar Neto Says:

        Se o Double Black não é um 12 anos, ele é o que?

      • cesaradames Says:

        O Double Black é um Blended Whisky com no minimo 3 anos de envelhecimento (exigido por lei) até 11 anos e 364 dias pois depois disso ele seria um 12 anos. Alem disso ele tem um toque defumado que nenhum outro produto da linha JW tem.

  11. Flavio Martin Says:

    Bom dia, comecei a pouco fazer colação de JW, gostaria de saber quais são os JW lançados, minha ultima aquisição foi o The Royal Route.

    • cesaradames Says:

      Bom dia Flavio
      Atualmente a linha regular de JW é a seguinte
      – JW Red Label
      – JW Double Black
      – JW Black Label (12 anos)
      – JW Gold Label Reserve
      – JW Platinum (18 anos)
      – JW Blue Label
      – JW Swing
      Apenas em Duty Free Shop
      – JW Spice Road
      – JW Silk Route
      – JW Gold Route
      Podem ainda existir outros estilos e garrafas comemorativas lançadas de tempos em tempos.

      • jonatha Says:

        faltaram estes…

        – JW green
        – JW black
        – JW gold label (não mais fabricado)
        – JW george V

      • cesaradames Says:

        Bom dia Jonatha
        O JW Green Label saiu de linha
        0 Jw Black eu inclui na lista acima
        O JW Gold Label 18 é que saiu de linha, foi substituido pelo Platinum 18 na categoria 18 anos. Temos o surgimento do JW Gold Label Reserve que não tem nada a ver com o Gold 18 e é mais barato que o anterior.
        o JW George V é um produto que entra na categoria de produtos sazonais/comemorativos. Ele realmente está a venda no mercado mas pode acabar a qualquer momento.
        Um abraço e obrigado pela sua participação.

      • jonatha Says:

        exatamente, obrigado pelo comentario e esclarecimento, só postei pois todos estes tenho em minha coleção.

      • cesaradames Says:

        Eu é que agradeço sua resposta. São tantos rótulos que as vezes a gente esquece de alguns ou falta informar quem saiu de linha.
        Abraço

      • jonatha Says:

        se me permite mais um comentario, recentemente estive no exterior, e bati umas fotos de outros JW, um tem o nome de X-R (21 anos, tenho as fotos) o outro se não me engano é o diamond (não sei quantos anos, e uma garrafa muito linda), relativamente a um preço acessivel ambas as garrafas, possivelmente estas entrem na mesma linha do “George V”,caso eu esteja errado, por favor me corrija cesar. abraços a todos

      • cesaradames Says:

        Jonatha
        Você está 100% certo. Tambem já vi o X-R 21 no Duty Free do Panamá. Ele, o Diamond, George V e outros que nem sabemos pois são produzidos em pequenas quantidades e estão a venda em alguns mercados específicos fazem parte da linha de produtos sazonais/exclusivos/limitados etc..

      • Cecilio Aguiar Neto Says:

        Bom dia, qual a classificação do Gold Label Reserve em anos? 18 nos ou estou enganado?

      • cesaradames Says:

        O Gold Label Reserve não tem idade declarada. O antigo Gold Label 18 anos que saiu de linha sim tinha 18 anos. O Gold Label Reserve que entrou no lugar do Green Label não traz idade declarada é um blend superior ao Red e ao Black Label.

  12. Cecilio Aguiar Neto Says:

    Boa noite, não tenho conhecimento aprofundado sobre Whisky, pois passei a apreciar essa bebida a pouco tempo. Gosto dos Whisky’s da linha Johnnie Walker. Tenho bebido o Gold Label Reserve (bom) e na última semana bebi o Double Black. O meu fornecedor me indicou o Spice Road. Gostaria de ouvir comentários sobre esse Whisky, se é bom ou ruim. Se é melhor que o Double Black e o Gold Label Reserve.
    Mas uma coisa, o que seria um blends?
    Parabéns pelo blogger.

    • cesaradames Says:

      Ola Cecilio
      O Spice Road é um produto desenvolvido pela JW para o mercado de Duty Free. Ele tem um blend diferente do Gold e Black Label. Por isso ele não é nem melhor nem pior. Ele é diferente e vale a pena você experimentar para ter a SUA opinião formada sobre ele.

      O que é Blend? Blend é mistura. São diferentes tipos de maltes em estilo e tambem em tempo de envelhecimento.
      Por exemplo um Red Label pode ser uma mistura de 20 tipos diferentes de whiskys, já um Blue Label pode ter 60 ou mais. Este é apenas um exemplo para você ter uma ideia da complexidade do tema.
      Qualquer dúvida é só escrever.

      • Cecilio Aguiar Neto Says:

        Olá,

        Muito obrigado pela pronta resposta.
        Estou bebendo neste momento o Spice Road.
        Por estar acostumado ao Gold Label Reserve ao Double Black, estou sentindo alguma diferença sim.
        Me pareceu um whisck menos “encorpado” do que os citados por mim acima. Não consegui sentir um sabor suave do barril defumado.
        Não é ruim, mas vou preferir continuar com os meus tradicionais.
        Um grande abraço e fique com Deus.

  13. Aurora Says:

    Hoje meu amigo chegou da Suisse e me ofereceu uma dose, tomei pela primeira vez o experien club collections, surpreendente sabor de aroma suave. Degustei-o puro sem gelo, quis saboreá-lo sem interferências. Pena ! Só tem no aeroporto em São Paulo.

  14. Daniel Canton Says:

    Muito bom o blog, encontrei esta página através do Google quando pesquisava sobre o Blue Label e o porquê a johnnie walker havia parado de colocar a “idade” nos rótulos… muito bom mesmo, esclareceu todas as minhas dúvidas! Já pensou em ter uma página no facebook com este mesmo conteúdo? abraço!

  15. Paulo Afonso Magalhães Nolasco Says:

    Não sei quantos anos tem, mas tenho uma certeza. É delicioso. Comprei uma garrafa e me arrependí. Comprei em SP. Campinas não tem.

  16. jonatha Says:

    quero dizer são 4 garrafas no total…

  17. Paulo Cruz Says:

    Muito bom, parabens.

  18. Matheus Says:

    O Cordon Bleu – Santa Catarina valoriza e apoia suas opiniões e comentários profissionais.

    Parabéns pela coluna meu amigo.

  19. paulo roberto maia Says:

    comprei o club collection na volta do panamá e estou adorando. recomendo e estou comprando pelos sites.

Deixe uma resposta

