Lupulus a cerveja dos lobos

Cerveja Lupulus

Acabei de provar a segunda garrafa da cerveja Belga Lupulus que recentemente chegou no Brasil importada pela Cervabel. A Lupulus é uma cerveja Belga produzida pela cervejaria Les 3 Fourquets na pequena cidade de Bovigny e começou sua produção em 2004. A cervejaria fica dentro de uma  fazenda do século 18 dentro da floresta de Ardennes próximo de um riacho de água pura e fresca.

A origem do nome e do rótulo com um lobo vem de histórias de tempos passados que dão conta que há muitos anos matilhas de lobos migravam da Eslovênia, uma região onde o melhor lúpulo do mundo era colhido  para as florestas de Ardennes. Fato ou lenda é interessante ter em conta que o nome em latim do Lúpulo é Humulus Lupulus que em tradução literal significa lobo pequeno e humilde.

A Les 3 Fourquets produz cinco tipos de cervejas mas por enquanto apenas a Blond Ale e a Brune estão chegando ao Brasil. A Lupulus Blond Ale tem um teor alcoólico de 8,5% e é refermentada na garrafa de champagne. Ela não é filtrada e pasteurizada o que a torna bastante interessante pois nos primeiros copos ela é clara e depois vai se tornando mais turva. A Brune, versão escura da Blond também tem 8,5% de teor alcoólico com um excelente mistura de sabores no olfato e paladar com toques de doçura e amargor do lúpulo muito bem equilibrado.

Um fato que chama atenção é o estilo destas cervejas. Se levarmos em conta a escola cervejeira belga, tradicional por cervejas fortes com relação ao teor alcoólico e um toque mais adocicado e a escola americana que carrega no lúpulo dá pra considerar que temos um meio termo nestes rótulos.

Outro ponto interessante é a importadora que traz estas cevejas a Cervabel fundada no ano passado por dois amigos, Maarten Stolk que vive na Holanda e faz a prospecção para a importadora e o brasileiro Victor Ramin que faz o trabalho de beer-educator aqui no Brasil. Todas cervejas da Lupulos chegam ao Brasil em containers refrigerados para garantir o máximo das características originais da cerveja. As garrafas de Lupulos Blond Ale e Lupulus Brune tem 750 ml e tem preço médio de R$ 54.

Vale  a pena visitar o site da cervejaria que tem tradução em cinco idiomas inclusive PORTUGUES http://www.lupulus.be/  heloooou outras cervejarias que exportam para o Brasil.  Para saber onde encontrar a Lupulus é só ir no site http://www.cervabel.com.br/site/onde-comprar/

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: