De Molen – A cerveja do contra-rótulo

Hamer & Sikkel 33cl

Sabe o que é contra-rótulo?  É aquele pedaço de papel que vem na parte de trás das garrafas e quase ninguém lê.  É nele que fica a maioria das informações sobre as características da bebida que pretendemos comprar mas sempre fica esquecido pela beleza do rótulo.

Semanas atrás fui surpreendido pela chegada ao Brasil de uma cervejaria que vai contra a maioria dos produtores e transformou seu contra-rótulo em rótulo principal. É a Brouwerij De Molen, uma micro cervejaria com quase 10 anos de existência, fundada em 2004 por Menno Olivier que está instalada dentro de um moinho de vento do século XVII, na cidade de Bodegraven, na Holanda.

Menno Olivier começou a fazer cervejas experimentais e, após alguns anos criou cervejas fantásticas que chamaram a atenção fora da Holanda. Suas Imperial Stouts, em particular, se tornaram conhecidas internacionalmente através do RateBeer e BeerAdvocate. No início de 2009, a De Molen era considerada a 55ª melhor cervejaria do mundo pelos usuários do Ratebeer. No ano seguinte, já era considerada a 10ª.

Rasputin 33cl - 3. hi-resHoje em dia, a De Molen é considerada uma das principais referências do cenário cervejeiro europeu, com um grande número de cervejas de renome internacional, especialmente por conta de suas Imperial Stouts de alto teor alcoólico, como a Hel & Verdoemenis e Hemel & Aarde.

Dando prioridade a informação em detrimento da imagem ou arte, seus rótulos são compostos basicamente do nome da cerveja, quase sempre formado por duas palavras em holandês, que na maioria das vezes é um jogo de palavras relacionadas, os ingredientes utilizados, e termos técnicos como EBU (European Bitter Units) para amargor; EBC (European Brewing Convention) para cor; Graduação Plato para densidade e Teor Alcoólico, validade etc. Alguns poucos rótulos, extremamente especiais, ou por vezes experimentais, recebem alguma ilustração.

As cervejas da De Molen estão sendo importadas para o Brasil e pela Beer Concept que disponibilizou mais de 30 rótulos diferentes nos melhores pontos de distribuição.

Onde encontrar: http://www.beerconcept.com.br/

Tags: , , ,

Uma resposta to “De Molen – A cerveja do contra-rótulo”

  1. DEGUSTADOR Says:

    SEM DUVIDA A DE MOLEN, É UMA ÓTIMA E INOVADORA CERVEJARIA !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: