Drinks – Alfred Cointreau visita o Brasil

Drinks - Alfred Cointreau

Não é todo dia que se tem a possibilidade de conversar com um herdeiro de uma das maiores empresas de bebidas do mundo que também é um ícone na coquetelaria fazendo parte de várias receitas. Nesta semana tive a possibilidade de conhecer Alfred Cointreau, 26 anos que representa a 6ª. geração da marca e está no Brasil para divulgar uma linha de drinks com a bebida de sua família, o Cointreau Fizz.

Alfred nasceu na mesma cidade que Cointreau, Angers, na França. De todos os “Cointreaus” de sua geração, ele é o que está mais conectado com a cidade. Assim como seus antepassados, passou a infância e adolescência na cidade francesa e herdou dos avôs as habilidades e a paixão pelo mundo dos coquetéis. Desenvolveu um vínculo estreito com o seu avô Pierre Cointreau e ajudava a fazer os aperitivos da família, cuidadosamente preparados por sua avó Elisabeth Cointreau, antes mesmo de ter idade para prová-los.

Foi seu avô quem o ensinou o valor do trabalho, dizendo para ele se esforçar para fazer sempre o melhor, assim como lições de humildade e respeito. Quando  Alfred entrou na Cointreau ele trabalhou em todos os departamentos da empresa, desempenhando suas funções inclusive nas fases de produção do licor, como é o costume quando um membro da família se junta à destilaria.

Alfred vivenciou a rotina diária de um Master Distiller’s, aprendendo a reconhecer cada variedade de casca de laranja e selecionar o melhor entre elas. Em seguida, foi para área de alambiques, onde aprendeu todos os detalhes sobre as técnicas de destilação. Depois  explorou os arquivos da empresa para ter compreensão perfeita da longa e distinta história por trás de seu nome de família, do fascinante universo dos coquetéis e dos licores e aguardentes usados para criá-los.

Alfred decidiu ingressar nos negócios da família há dois anos.  Ao perceber que ninguém da sexta geração de Cointreau continuaria o legado, Alfred pensou que seria uma pena deixá-la após 164 anos e então, decidiu continuar a aventura familiar e hoje se arrepende de não ter feito essa escolha antes. Atualmente ele é embaixador de Cointreau pelo mundo. Além disso, exerce o cargo de Diretor de Patrimônio, cuidando das raízes da marca e da Casa Cointreau. Responsável por comunicar o amor de um trabalho bem feito aos apreciadores da marca, e que todo barmen ao redor do mundo garanta aos seus clientes o melhor, usando Cointreau.

Drinks - Cointreau Fizz

Em sua visita ao Brasil um fato me chamou a atenção, foi ele mesmo quem ficou atrás do balcão em vários eventos e preparou diversos drinks da linha Cointreau Fizz. Um dos que eu mais gostei foi o:

 

Cointreau Fizz Pepino e Manjericão

Drinks - Cointreau Fizz Pepino e Manjericao50 ml de Cointreau

20 ml de suco de limão tahiti fresco

3 cm de pepino fresco

3 folhas frescas de manjericão

50 ml de água com gás

Preparação

Em uma coqueteleira, misture os cubos de pepino com as folhas de manjericão, adicione o Cointreau e o suco de limão. Acrescente gelo. Agite até que a coqueteleira fique levemente congelada. Coe no copo sobre o gelo e complete com água com gás. Decore com uma folha de manjericão.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: