Vinho – Um espumante Cru

Vinho - Espumante Lirica Crua

Recentemente tive a oportunidade de experimentar mais um espumante produzido pela Vinicola Hermann em Pinheiro Machado, Rio Grande do Sul. Para quem não conhece a Vinicola é de propriedade da família Hermann que é proprietária da Decanter, uma das mais tradicionais importadoras de vinhos para o Brasil.

Já faz algum tempo que a família vem se dedicando a produção de espumantes como a linha Bossa No1, 2, 3, 4 e 5 produzidas pelo método Charmat e Lirica Brut que segue o método tradicional. Agora eles resolveram inovar e lançam o primeiro espumante brasileiro que não passa pelo processo de dégourgement (operação que consiste em eliminar o sedimento que a movimentação fez descer para o gargalo da garrafa) portanto, mantém sua pureza e essência tornando-a ainda mais rica pela permanente presença das leveduras no interior da garrafa.

A Lirica Crua tem 11,8% de teor alcoólico e é produzida com 80% da variedade Chardonnay, 10% de Pinot Noir e 10% de Gouveio (também conhecido como Verdelho ou Godello). O fechamento da garrafa é com uma tampa de metal que normalmente é utilizada antes da colocação da rolha e gaiola de metal. O preço da garrafa no site da importadora é de R$ 69,40.

Ela tem uma cor palha e apresenta uma turbidez devido as leveduras que ainda estão na garrafa. A dica de serviço é deixar a garrafa descansar na geladeira ou balde de gelo antes de fazer sua abertura.

Não é recomendado virar a garrafa antes de sua abertura como eu fiz para fazer um video mostrando as leveduras e a abertura da garrafa. Resultado as leveduras se misturaram ao liquido e o espumante ficou ainda mais turvo. Mesmo com essa pequena traquinagem o resultado ficou bem interessante. Agora vou comprar mais uma garrafa para fazer o processo correto.

Serviço http://www.decanter.com.br/espumante-vinicola-hermann-lirica-crua-750ml/p009023

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: