Salton lança Domenico, sua primeira marca-conceito

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Foto – Cesar Adames

A família Salton lança neste segundo semestre de 2018 a Domenico, sua primeira marca-conceito, que trará para o mercado rótulos inovadores e exclusivos. Fruto do trabalho da 4ª geração à frente da empresa, o novo projeto revela um desejo de experimentação motivado pela busca de uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros. Embebida na filosofia de trabalho “Lab”, a Domenico é uma spin-off que nasce para quebrar padrões e encontrar novos caminhos.

O primeiro rótulo da Domenico é o Giornata, um espumante Prosecco elaborado a partir dos melhores cachos das melhores parcelas de dois produtores selecionados. Isso só foi possível graças a um trabalho de rastreabilidade iniciado em 2004. A uva Prosecco vem mostrando resultados consistentes a cada ano na Serra Gaúcha. O Giornata por Domenico busca ser a melhor expressão deste terroir, um dos melhores do mundo para esta casta. Como um ponto de inflexão na longa trajetória da família na produção vinícola nacional, Giornata faz um brinde duplo: ao passado, homenageando os 140 anos da chegada de Antônio Domenico Salton ao país, e ao futuro, sendo ele o primeiro rótulo deste novo conceito.

Para marcar o ciclo que se renova, nada mais simbólico que um espumante, ainda mais sendo ele um Prosecco, uva-símbolo da região do Vêneto, local de origem da família. Os Salton foram pioneiros ao trazer as primeiras mudas dessa uva para o sul do país, nos anos 1990, e incentivar seu cultivo com mais força nos anos 2000. Hoje marca líder entre os espumantes nacionais, a Salton conseguiu com seu Prosecco, em menos de duas décadas, um reconhecimento internacional inédito para o vinho brasileiro. Um exemplo que ilustra isso é o fato da vinícola ter recebido recorrentemente distinções que atestam a qualidade de seu espumante, como a pontuação de 93 pontos obtida na Decanter World Wine Awards em 2016 e o prêmio de melhor espumante do novo mundo do FIZZ Festival Awards, conquistado na Inglaterra em 2017.

O segundo rótulo da Domenico deve ser engarrafado ainda este ano. Trata-se de um corte de variedades que vêm se destacando na região da Campanha Gaúcha, mostrando consistência enológica ao longo das safras. Um vinho como esse, na aposta da Domenico, deve contribuir para expressar mundialmente as particularidades do vinho brasileiro.

 

 

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